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Veja como aumentar a experiência do cliente por meio da logística em sua loja de peças para empilhadeiras

experiência do cliente

Às vezes, basta uma pequena mudança para fazer uma grande diferença, especialmente quando se trata de aumentar a experiência do cliente.

Introdução

Economia de tempo, maior produtividade e eficiência: melhorar a logística de sua loja de peças para empilhadeira é um fator chave para a empresa em sua corrida para qualificar o desempenho 

Logo, uma boa logística ajuda a aumentar a experiência do cliente. Do contrário, a falta de uma visão global dos processos logísticos do negócio gera ineficiência em todo o serviço, desde informações básicas até a falta de materiais no estoque.

Entendendo melhor sobre o que é a logística

A logística é essencial para a operação de todo o ciclo de consumo, desde o transporte da matéria-prima até a entrega do produto final aos clientes. 

Levando isso em consideração, saber otimizar a gestão das operações logísticas de uma empresa é um passo decisivo para melhorar sua atuação no mercado, até mesmo em uma loja de peças para empilhadeira.

Quando falamos em gestão de operações logísticas, nos referimos a uma série de atividades vitais para o funcionamento de qualquer negócio. Alguns exemplos são: transporte, armazenamento, manuseio, embalagem, entrega, entre muitos outros.

De fato, fica claro que essas atividades estão diretamente relacionadas ao nível de satisfação de seus clientes. Afinal, quando mal executados, podem causar problemas como: mercadoria danificada, produtos defeituosos, atrasos na entrega e etc, o que consequentemente afeta a imagem da sua marca.

Alguns problemas que a falta de logística ocasiona

Se não há uma boa logística, ocorrem problemas que podem inclusive impactar no desempenho da empresa. 

Ou seja, para garantir experiências satisfatórias ao consumidor final, evitar a perda de recursos e manter a lucratividade do negócio, os serviços logísticos devem funcionar.

Entre os problemas mais comuns estão: 

  • Espaço desperdiçado; 
  • Falta de organização; 
  • Erros de seleção; 
  • Atrasos e entre outros. 

Por isso, ao detectar suas causas e trabalhar na prevenção de riscos, os processos são aprimorados. 

Como a logística e a experiência do cliente se associam?

Ao otimizar a gestão destas operações, além de aumentar a produtividade, também há uma contribuição ativa na elevação dos níveis de satisfação dos seus clientes, que usufruem de um serviço de melhor qualidade. Isso se traduz em uma vantagem competitiva essencial para o seu negócio.

Mas como aumentar a experiência do cliente por meio da logística

4 pontos em que a logística melhora a experiência do cliente em sua loja de peças para empilhadeiras

 1- Entrega rápida e rastreabilidade

Oferecer serviço expresso e opções de retirada na loja ou em pontos de conveniência é uma boa forma de resolver a necessidade de imediatismo. Junto a isso, disponibilizar a possibilidade de rastrear os envios através de GPS permite que os clientes saibam a todo momento onde está o produto.

2. Resolução de dúvidas no primeiro contato e possibilidade de localização imediata do destinatário

Está comprovado que o índice de satisfação do cliente é afetado negativamente quando é necessário um segundo contato para sanar dúvidas. Por exemplo, quando há uma dúvida sobre o uso de uma paleteira manual. Caso o cliente tenha a dúvida sanada, a empresa passa mais credibilidade.

E mais, fazer a localização é uma boa alternativa em caso de ausência do destinatário, pois ele pode alterar o local de entrega pelo celular.

3. Cumprir os prazos de entrega e comunicar o status logístico de pedidos, devoluções e trocas 

Isso deixa uma percepção positiva que pode ser repassada a outras pessoas. Da mesma forma, quando uma experiência ruim é deixada, os clientes não hesitam em compartilhá-la em suas redes sociais, o que pode influenciar negativamente as decisões de outras pessoas.

Passamos de uma era em que o preço era um diferencial para experiência do cliente, isto é, o contato com as pessoas. Isso porque, quando se estabelece um vínculo humano, aumenta-se o compromisso e a fidelidade.

4. Invista em tecnologia

A utilização de sistemas, softwares e ferramentas de gestão facilitam a organização e permite a automatização de tarefas, aumentando a produtividade e eliminando gargalos que dificultam o funcionamento da empresa.

Além disso, essas tecnologias permitem a integração entre diferentes setores que naturalmente trabalham de forma interdependente, proporcionando acesso a dados atualizados, maior agilidade e mais confiabilidade na troca de informações. Por meio da logística integrada, o setor deixa de ser apenas operacional, mas assume um papel estratégico dentro da organização.

Sendo assim, atualmente, devido aos grandes avanços tecnológicos, é necessário que as marcas invistam em tecnologias que possam alavancar seus processos logísticos. Em contrapartida, os clientes estão cada vez mais exigentes e é importante ter soluções que proporcionem respostas rápidas às suas solicitações.

Nesse sentido, para facilitar todo o processo, invista no uso de um software de gestão para auxiliar no acompanhamento dos processos diários, reduzir erros, otimizar o tempo de trabalho e aperfeiçoar a logística. 

O Global Flex te ajuda a estabelecer uma logística eficiente em sua loja de peças para empilhadeiras, para aumentar a experiência do cliente!

A tecnologia está mudando as operações logísticas tradicionais de forma positiva, pois tudo isso se traduz em aumento da produtividade da empresa, da confiança do cliente, maior organização, controle com fornecedores, melhoria na comunicação interna e externa, entre outros, que é benéfico para empresas e clientes.

O Global Flex ajuda a planejar, executar, monitorar e fornecer feedback sobre o trabalho rotineiro em tempo hábil, para que a produtividade do negócio e a satisfação do cliente sejam aumentadas.

Entre os serviços disponíveis estão: relatórios individualizados ou consolidando duas ou mais empresas, visualização dos últimos preços praticados para o cliente no ato da venda, bem como do estoque de produtos individual por empresa, além da opção de módulos adicionais integrados, como controle de produção, área do cliente e locação de equipamentos.

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