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Saiba mais sobre o E-procurement e como esse processo pode beneficiar a sua loja de peças!

E-procurement. Como a automação e otimização dos processos da sua loja de peças para máquinas pesadas, pode ser impulsionada de maneira significativa.

🔵 Introdução

Descubra, através deste artigo, como utilizar o E-procurement pode impulsionar as etapas do processo de compra e venda, trazer grandes resultados e colocar o seu negócio em evidência no mercado.

🔵 Definição de E-procurement

Originado da palavra em inglês “eletronic procurement”, trata-se de uma solução em automação, de todas as etapas de compra e venda de produtos e/ou serviços pela internet. Os sites de E-procurement possibilitam que os usuários registrados, encontrem compradores ou fornecedores de produtos e serviços, especialistas em algum segmento e que, geralmente, são mais difíceis de serem localizados quando buscados nos contatos das equipes de compra ou venda.

O E-procurement é ideal para otimizar processos de aquisição de produtos, serviços e matérias-primas. Pode ser aplicado para qualquer empresa de qualquer segmento que queira inovar e implementar o digital em sua rotina de trabalho.

🔵 Confira os benefícios da utilização do E-procurement

🔹 Reduzir custos – Com a implementação de um sistema de compra e venda que traga soluções adequadas, você ganhará economia de tempo nos processos de compras, portanto os custos das operações de aquisição serão reduzidos.

🔹 Otimizar processos – Adotando um eficiente sistema ERP como aliado de atuação do E-procurement, você poderá obter a automatização do envio das compras, cotações e pedidos. Todos esses processos serão acompanhados e controlados, de forma organizada, rápida e precisa.

🔹 Eficiência em sua atuação – Toda a parte de logística da empresa obtém um grande ganho de eficiência, principalmente nas entregas dos pedidos. O E-procurement, além de automatizar os procedimentos, ainda elimina os erros constantes manuais, o que gera mais agilidade na rotina de trabalho de sua equipe.

🔹 Tomada de decisões estratégicas – Através do E-procurement, é possível armazenar dados e informações, gerando relatórios do sistema, que podem ser acessados a qualquer momento. Todas essas informações e dados, servirão de pauta para as tomadas de decisões, de maneira estratégica para sua empresa, o que possibilitará avaliar o desempenho dos fornecedores.

🔹 Melhoria no relacionamento com o cliente – Otimização de toda a logística da negociação com seu cliente, produção calculada para atender a demanda solicitada, rapidez no atendimento ao cliente, desde a compra das peças até a entrega. Todos esses fatores tornam a experiência do cliente muito mais satisfatória.

🔹 Proveito competitivo – A etapa de compras é o principal meio de resultados de uma empresa, portanto, se o seu método é eficiente e diferenciado atribuirá, ao seu negócio de revenda de peças de máquinas pesadas, um maior destaque perante a concorrência.

Com esta implementação e com a redução de custos que o método proporciona, é possível investir um capital maior em melhorias para sua empresa.

Da mesma forma, com o atendimento mais ágil e eficiente, será construído um melhor relacionamento com o cliente e, consequentemente conquistará sua plena satisfação. Todos esses aspectos fazem com que o seu negócio ganhe evidência, entre os que ainda insistem em fazer uso dos métodos manuais no setor de vendas.

🔵 Como funciona o E-procurement em uma loja de revenda de peças para máquinas pesadas?

O E-procurement pode ser utilizado em diferentes estágios do processo de compra, abrangendo desde a solicitação no momento da aquisição até o pagamento.

Você, dono de uma loja revenda de peças, obtém a capacidade de conseguir informações relevantes e de potencial, podendo fazer o gerenciamento delas de acordo com as suas necessidades, trazendo muito mais segurança no processo de compra do cliente e também na parte financeira.

🔵 Impacto no âmbito de compras

O ramo de compras é o principal afetado de forma positiva pelo E-procurement pois, por muito tempo, as compras B2B (business-to-business) foram realizadas de forma manual, o que não agregava otimização para as estratégias, o que faz tanto a diferença na hora de vender.

Com a utilização do E-procurement, as etapas ganharam automatização de seus processos, gerando melhores resultados para o mercado. É uma solução inteligente de auxílio na gestão dos processos de compras.

🔵 Conheça os principais tipos de software de E-procurement

🔹 E-sourcing: por meio dele, a internet funciona como uma ferramenta de busca de novos fornecedores. Este sistema funciona somente on-line e tem a capacidade de entrar em contato com um grande número de fornecedores, entregando a possibilidade de o consumidor optar pela oferta que mais lhe atrai.

🔹 E-informing: realiza a troca de informações entre compradores e vendedores. Tem como intuito, produzir um banco de dados junto aos fornecedores, por meio de recursos tecnológicos que simplificam a estruturação dos dados armazenados.

🔹 ERP: criado para realizar planejamento, controle e monitoramento de atividades de uma empresa. O ERP (enterprise resource planning) obtém soluções inteligentes que facilitam nas tomadas de decisões, baseando-se em dados e informações que o próprio sistema identifica e armazena, tornando seu acesso ágil e prático.

O sistema ERP otimiza os processos e automatiza as etapas do seu negócio, fazendo um controle completo e detalhado, gerando muito mais organização, resultados e lucratividade.

🔵 Por que o sistema ERP é o melhor aliado do E-procurement e como pode ser implantado em seu negócio

Quando pensamos na introdução do E-procurement, a forma mais eficaz e tradicional ocorre por meio dos softwares de gestão ERP.

Visto que o sistema foi criado para gerenciar os recursos e etapas da empresa, o E-procurement é uma ferramenta que pode agregar na parte de cadastro de fornecedores e também de matérias-primas, o que impacta diretamente na efetivação das compras dos clientes.

Entretanto, antes de obter esta ferramenta de busca de fornecedores, é fundamental ter um sistema ERP capaz de organizar de forma completa, todos os fornecedores de sua loja, com registro de dados e informações detalhadas, dando sentido e eficácia do uso do E-procurement.

🔵 Obtenha, para o sucesso de vendas de sua loja de peças, o melhor sistema ERP para o seu segmento.

Com o nosso sistema de gestão ERP GLOBALFLEX da Concept, você otimiza e automatiza todas as etapas de compra e venda de sua loja, desde a solicitação feita pelo cliente até o seu pagamento e entrega.

Utilizando o software GLOBALFLEX você possui acesso às consultas multitela, tornando simples a visualização das informações da compra de um produto, em uma única tela, não sendo necessário abrir várias abas ao mesmo tempo.

Executa a elaboração de relatórios simplificados de fácil acesso, para cada filial se for o caso. O software também possui a função de sugestão de compras, onde o mesmo lhe informa a quantidade de produtos que devem ser comprados, nos próximos 30 dias, sem que você tenha que fazer análises de planilha, conferindo item por item, gerando uma grande economia de tempo.

E ainda contém compartilhamento das informações de cadastro de produtos, clientes e fornecedores, tendo um completo armazenamento de dados. O gestor consegue visualizar o estoque á distância, com informações do produto como: (quantidade, preço, produtos disponíveis).

O sistema GLOBALFLEX realiza o controle financeiro próprio e de outras lojas filiais, movimentação de relatórios e acompanhamento do faturamento de todas as lojas de sua rede!

Conheça agora o Sistema de Gestão GLOBALFLEX e tenha a melhor gestão para sua loja de peças para máquinas pesadas!

Aposte na inovação e ganhe destaque entre a concorrência!

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