Conheça 05 indicadores que auxiliam no acompanhamento da performance de sua loja de calçados para aumentar as vendas de fim de ano.
Introdução
As vendas de fim de ano geralmente aquecem o mercado, possibilitando que sua loja de calçados tenha resultados significativos no faturamento ao adotar medidas coerentes para aumentar as vendas.
Desse modo, acompanhar os indicadores de sua loja é um dos fatores que poderá facilitar o alcance de resultados acima da média, aproveitando o momento para vender muito e aumentar consideravelmente os lucros obtidos pela sua empresa. Afinal, as datas comemorativas costumam ser marcadas por aumento nas vendas.
Sendo assim, se a empresa está bem-preparada, pode aproveitar o período para aumentar o faturamento e ter um bom montante para iniciar o próximo ano. Portanto, é de fundamental importância que a gestão corporativa faça um acompanhamento próximo e efetivo dos indicadores. Somente dessa forma é possível fazer com que as vendas sejam otimizadas nesse período tão importante para o mercado.
Perspectiva das compras de fim de ano para as lojas de calçados
O fim de ano é uma data muito importante para os segmentos comerciais de todas as áreas. Isso porque, nesse período, devido às festividades e comemorações típicas, o fluxo monetário costuma aumentar e as vendas disparam.
No setor de calçados, a realidade não é diferente: a procura e a saída de produtos crescem no mês de dezembro, e os clientes reservam uma parte do dinheiro para renovarem seus calçados.
Entretanto, para que haja um bom aproveitamento dos benefícios do aumento das vendas de calçados em fim de ano, a sua loja deve estar preparada para receber os clientes de forma eficiente. Por isso, a equipe de gestão e logística deve analisar previamente os dados e informações dos indicativos que devem ser adequados e alterados para o bom rendimento e faturamento empresarial.
Importância dos KPI’s para as lojas de calçados
Vários são os indicadores que precisam ser acompanhados no cotidiano da gerência, para que a performance da loja possa ser entendida. Desse modo, com a análise dos KPI’s em dia, a sua loja de calçados estará preparada para um aumento que é esperado todos os anos nas vendas.
Afinal, os clientes precisam encontrar os produtos desejados quando entram em sua loja. Caso contrário, o investimento em retenção de atenção e captação de clientes terá sido em vão.
Recapitulando: o que são KPI’s?
KPI é a sigla que provém do inglês para a palavra ‘’Key Performance Indicator’’, ou Indicador-Chave de Desempenho, em português. Os KPIs são utilizados como indicativos para os valores quantitativos fundamentais que medem os principais processos internos de uma empresa.
Logo, com a análise e o progresso dos KPI’s, há a possibilidade da equipe de gestão e logística acompanharem a melhor possibilidade de gerenciamento para o crescimento e desenvolvimento de sua loja de calçados, buscando sempre, o crescimento da lucratividade.
O papel da tecnologia no acompanhamento dos KPI’s
Com o advento da tecnologia e o constante aprimoramento das ferramentas tecnológicas disponíveis, para a melhoria dos processos empresariais, o investimento na tecnologia é essencial. Isso para quem almeja o crescimento de seus empreendimentos, é claro. Sendo assim, em um contexto empresarial no qual a falta de produtividade e eficiência podem custar a sobrevivência de organizações, a avaliação de desempenho deve ser feita.
Considerando o papel que os recursos tecnológicos têm, hoje, para o sucesso de um negócio, é fundamental que a análise de KPI’s seja constante e orientada para a otimização do setor e para a maior obtenção de lucros. Dessa forma, essa integração com as inúmeras ferramentas tecnológicas é essencial para que em períodos de maior saída de produtos e fluxo de caixa, como o final de ano, sejam proveitosos e bem utilizados no viés de crescimento e desenvolvimento.
05 KPI’s para a sua loja de calçados aumentar as vendas no fim de ano
Se você quer aumentar as vendas no período de final de ano, investir nas análises dos KPI’s que mais impactam a lucratividade e rotatividade de fluxo de caixa é a melhor opção.
Confira agora 05 KPI’s para a sua loja de calçados ter um lucro grande em dezembro:
01 – Analise as vendas por meio das formas de pagamento
Observar quais são os meios de pagamento preferidos de seu cliente otimiza o processo de encerramento da venda, evitando filas. Que tal maquininhas com tecnologia NFC para empresas que vendem muito em cartões? Isso otimiza o processo de pagamento, evitando que se formem filas longas e que os clientes desistam dos produtos.
Desse modo, com esse indicador, você consegue direcionar os investimentos para os canais de pagamento mais utilizados em sua loja de calçados.
02 – Grau de satisfação do cliente com o serviço prestado
Outro ponto muito importante para se dedicar diz respeito ao indicador que analisa a satisfação do cliente com o serviço oferecido em seu empreendimento. Isso porque, quando os consumidores gostam e se sentem confortáveis e atendidos em sua loja, eles tendem a voltar a comprar ou mesmo recomendar o seu negócio a terceiros, o que pode impactar positivamente no crescimento e desenvolvimento de seu empreendimento.
03 – Acompanhe o controle de estoque
Outro importante indicador para a loja de calçados é justamente o acompanhamento do controle de estoque. Observar quais são os produtos mais vendidos por cor e numeração, quais apresentam maior e menor giro e o que está em falta no estoque é fundamental.
Afinal, é impossível vender produtos em sua loja de calçados física se eles não estão disponíveis para o cliente. Com um relatório completo em mãos, é possível agir rapidamente para que seus fornecedores possam entregar aquilo que é necessário para atender a demanda de final de ano. Dessa forma, é possível complementar sua grade de tamanhos e modelos, para que os clientes tenham todos os itens desejados disponíveis. Caso contrário, o mero aumento no volume de clientes entrando na loja não será suficiente para atingir o aumento de vendas que é desejado para o período.
Aumentar as vendas de fim de ano depende de uma série de estratégias na gestão de estoque e contratação de reforço para a equipe visando um atendimento rápido e de qualidade. Quando os clientes visitam a loja e a gestão de estoque não foi assertiva, o resultado é a perda de oportunidades de venda.
04 – Analise os produtos mais vendidos por canal da loja
É importante perceber quais são os produtos mais vendidos em cada canal de sua loja de calçados. Essa informação permite organizar a loja física e virtual. Você poderá colocar em destaque os produtos que são os favoritos de seus clientes, o que possibilita otimização na performance de vendas.
Somente desse modo será possível saber em quais produtos investir na produção para uma maior saída e em quais reduzir a produção para evitar prejuízos.
05- Analise as vendas efetuadas por consignação ou condicionais
Oferecer ao cliente que retire os produtos desejados, experimente e compre apenas aqueles que gostou é uma opção viável o ano inteiro. E isso especialmente no período de fim de ano. As lojas estarão mais cheias e as vendas consignadas ou condicionais possibilitam que os consumidores otimizem o próprio tempo e de sua equipe de vendas.
Além disso, essa opção é um ponto positivo para se destacar em contrapartida das lojas virtuais que não oferecem essa opção para os clientes.
Controle e acompanhe os indicadores da sua loja de calçados com o Run Flex!
As lojas de calçados que buscam efetivamente aumentar as vendas de fim de ano precisam aplicar uma série de estratégias para alcançar o objetivo. Ter um sistema de gestão voltado para a performance de sua loja de calçados é um diferencial que auxilia a atingir esse resultado.
Com um bom software de gestão automatizado e tecnológico, voltado para a dinâmica de sua loja, é possível otimizar vários aspectos. Desse modo, você atingirá resultados expressivos o ano inteiro. Dessa forma, fica mais fácil e efetivo o acompanhamento dos KPI’s mais importantes, com maior eficiência e agilidade.
É nesse quesito que o Run Flex chega para te ajudar a alcançar o sucesso. Com opções incríveis para automatizar a gestão e tornar os processos administrativos de sua empresa menos trabalhosos e demorados. Se você deseja ter os melhores resultados e potencializar os lucros nesse final de ano, clique no botão abaixo!