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Entenda como a sazonalidade pode afetar as vendas em sua loja de roupas

No mercado têxtil, alguns períodos do ano representam poucas vendas. Por isso, veja como a sazonalidade afeta as vendas e quais estratégias adotar nesses momentos.

Introdução

Há determinados períodos do ano em que as vendas aumentam conforme as datas comemorativas. Neste caso, a sazonalidade representa, para os negócios em geral, uma oportunidade de ganhar mais ou, em alguns casos, um período de baixas vendas.

No caso de datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Páscoa e Natal, é oportuno utilizar a sazonalidade em lojas de roupas e transformar esses tempos em bons resultados de vendas. Para isso, o planejamento é essencial. 

Confira neste artigo algumas dicas que podem trazer um ótimo retorno para o seu negócio.

O que é sazonalidade?

Tecnicamente falando, a sazonalidade é a mudança periódica e previsível no fluxo de compras que uma loja recebe de tempos em tempos sobre o produto ou serviço que oferece.

Por exemplo, se a principal atividade do seu comércio for a venda de biquínis, é normal que as suas vendas aumentem à medida que o verão se aproxima e diminuam quando o verão terminar. 

Algo semelhante acontece com determinados produtos na época do Natal ou em datas especiais globalmente, como a Black Friday.

Exemplos de sazonalidade

Existem diversos exemplos relacionados, e um deles são os hotéis que costumam ter maior procura nas férias de verão. Também se relacionam determinadas frutas que são encontradas apenas em alguns períodos do ano.

Porém, a sazonalidade em lojas de roupas não tem equivalente em outros setores. Ela possui uma elevada complexidade, ao nível de exigir a implementação de uma estratégia dedicada para o aumento das vendas. 

Por isso, as empresas ligadas ao setor têm um tempo limitado para a realização, gestão do processo de vendas e distribuição.

Para combater a sazonalidade no setor têxtil, é necessário desenvolver um equilíbrio entre: os objetivos de negócio da empresa, o que os usuários exigem da marca e a temporalidade. 

Dessa forma, poderemos alinhar o que a empresa precisa com o que ela realmente pode oferecer aos consumidores. Mas saiba que algumas ferramentas podem contribuir nesse processo!

Como a sazonalidade pode afetar as vendas em sua loja de roupas

Você já sabe quais são seus períodos de alta de vendas? Então deve se preparar para prestar um excelente serviço a todos os clientes que estão por vir. 

Esta deve ser sua tarefa número um durante o tempo em que suas vendas não são tão altas. Certifique-se de que pode absorver fisicamente a mudança no fluxo que está chegando. 

Você precisa de armazenamento extra? Você pode até considerar adquirir a ajuda de um operador logístico para superar com sucesso esses períodos. Mas, quando as vendas estiverem baixas, é hora de reconhecer esse período e também agir.

03 Dicas para reconhecer a sazonalidade em sua loja de roupas

De fato, as temporadas de baixa sazonalidade são uma realidade para praticamente todas as lojas de roupas. Sendo assim, é importante reconhecer as fases que as vendas são menores.

Claro que ela pode ocorrer por diversos motivos, o mais típico costuma ser o clima das diferentes épocas do ano. Porém, esse é o momento para aproveitar e fazer melhorias e conseguir maneiras de até mesmo aumentar os lucros perante a sazonalidade da sua loja de roupas.

Certamente, você conhece o comportamento da demanda e seus padrões de consumo. Mas, você sabe aproveitar essa informação para planejar suas campanhas de marketing sazonais para cada ocasião? Confira essas dicas:

Dica 01: Faça melhorias internas

Você está na baixa temporada de vendas? Se sim, é hora de testar as mudanças que planejou para melhorar a sua loja de roupas. Os momentos em que suas vendas não são muito altas são perfeitos para fazer mudanças estruturais sem que o negócio seja visivelmente afetado. Aproveite!

Dica 02: Certifique-se de que sua equipe esteja preparada

A tendência das datas comemorativas indica um aumento na circulação e movimentação de pessoas nas lojas. Embora o e-commerce seja uma alternativa cada vez mais utilizada pelos consumidores em geral.

Vendedores desmotivados e sem inspiração podem lhe custar vendas a qualquer momento, mas durante esses períodos, o cuidado da equipe deve ser ainda maior. A principal razão é que o movimento aumenta e às vezes é difícil manter o padrão de qualidade no atendimento.

Verifique se sua equipe se mantém motivada durante toda a estação!

Dica 03: Organize estoque e logística

É fundamental que você verifique, antes de iniciar os períodos de aumento de vendas, se sua loja de roupas possui produtos suficientes em estoque para atender a demanda que surgirá.

Em seguida, organize a logística e o estoque: isso economizará seu tempo. Caso contrário, a desordem faz com que a agilidade diminua e isso impacte as vendas. Prepare-se para a correria, pois é muito comum as pessoas deixarem as compras para as últimas duas semanas.

Como manter as vendas altas em meio a sazonalidade

Veja agora dicas específicas para aumentar as vendas em momentos que não costumam ter tanto movimento:

Limite o tempo e o número de unidades disponíveis

Campanhas de marketing sazonais, como a Black Friday, sempre jogam com o princípio da escassez e senso de urgência. Elas podem até ser um gatilho para sua estratégia de inbound marketing e para ainda ajudar naqueles contatos que estão mais próximos de converter para a venda.

Promoções

“Leve 3 camisetas de verão e ganhe um boné”, “Leve 4 maiôs e ganhe um protetor”, “Compre 2 shorts e ganhe uma blusa”. 

Estes são apenas alguns dos truques que podem ajudá-lo a se livrar de uma peça que está parada por muito tempo, e simultaneamente, melhorar as vendas de novos itens.

As pessoas geralmente compram grandes quantidades de roupas porque não querem perder muitas mercadorias acessíveis. Então, se alguém veio à sua loja para comprar 2 camisetas, adoraria levar uma terceira peça por um bom preço.

Entenda seus clientes

É essencial entender seus clientes e saber quem eles são. Conhecendo seu público-alvo, você poderá ter uma ideia de como o produto chega aos seus consumidores em cada época do ano e como isso faz a diferença nas compras em épocas de sazonalidade.

Ter um sistema de gestão específico para o seu segmento

A utilização de programas de gestão para lojas de roupa é cada vez mais frequente, e não só neste setor, mas em praticamente todos eles. 

Muitos podem se perguntar se vale a pena ter um software para esse tipo de gestão, mas podemos dizer que o uso contínuo desse tipo de ferramenta reduz custos e aumenta os lucros.

Este tipo de programa irá melhorar o estoque da loja de roupas. Desse modo, você terá o mínimo possível de produto imobilizado para ter o máximo de vendas.

Além disso, os programas de gestão de lojas de roupa têm o software integrado para que as informações sobre as cobranças que faz aos seus clientes, cartões de fidelização, cupões de desconto, e etc sejam transferidos para o programa de gestão. 

E mais, a informação hoje em dia é ouro, e um dos aspectos em que essas ferramentas desenvolvem mais poder é na filtragem e gerenciamento de dados.

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Com o apoio da tecnologia, fica mais fácil reconhecer períodos sazonais e acompanhar os indicadores de vendas.

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