Concept

Como fidelizar clientes em sua loja de varejo?

PALAVRA-CHAVE PRINCIPAL: fidelizar clientes em loja de varejo.

Sabemos que, no varejo, a fidelização de clientes é ponto-chave para a ampliação das vendas, afinal, através desta relação, cliente e varejista, ganha-se mais autoridade no mercado e satisfação do cliente.

Para isso, é importante que sejam traçadas estratégias desde compreender melhor o público-cliente até melhorar a administração do negócio. Neste artigo, trouxemos os principais aspectos que todo empresário varejista deve levar em consideração para fidelizar seus clientes, confira:

🔷 O desafio de fidelizar clientes no varejo

Quando pensamos em formas de fidelizar clientes em lojas de varejo, precisamos definir ações assertivas e estratégicas para definir quais serão todos os pontos de contato do cliente com a nossa marca.

Isto compreende aspectos em pesquisas aprofundadas, que vão desde o surgimento da necessidade de compra, passando por entender as demandas do consumidor, as opções que o consumidor encontra para satisfazer as suas necessidades e, finalmente, entender o que o faz optar por adquirir um produto dentro de uma determinada loja.

Então, mapear a jornada do cliente é essencial para que o lojista comece a entender como funciona a mente de seus consumidores e, claro, também descobrir em quais locais ele deve concentrar as suas atenções, visando atingir os objetivos de venda. 

Sendo assim, você poderá definir ações para fidelizar clientes em sua loja de varejo, que realmente funcionam. Vejamos alguns pontos fundamentais: 

✔ Possuir presença digital forte: Hoje, é essencial que a sua marca tenha site e redes sociais para ter uma comunicação direta com o cliente. Nelas, expor seus produtos e, a partir disso, ter planos de marketing digital para ampliar suas vendas. 

✔ Mapear a jornada de compra dentro da loja: Tendo uma presença digital forte, o próximo passo é atentar-se com a conversão do cliente dentro da loja. Mapear o processo de compra ajuda a garantir que o cliente saia satisfeito e você, com mais uma venda no caixa. Desta maneira, nesta etapa, o treinamento da equipe se faz essencial. 

✔ Garantir os serviços oferecidos: Ao finalizar a venda, é primordial garantir a entrega e os produtos vendidos. Esta é uma das mais importantes estratégias para fidelizar clientes, cumprir com os prazos acordados e sempre entregar a mais em qualidade do que foi oferecido a ele.

✔ Recuperação dos serviços: Aqui, o objetivo é pensar em uma forma de recuperar o nível de serviços, caso alguma ação aconteça de errado. Assim, é indispensável,  ter um relacionamento sério com os clientes do seu varejo e optar pela criação de um SAC (sistema de atendimento ao consumidor) é de extrema importância para melhorar este ponto. 

✔ Centralizar as informações: Ao centralizar todas as informações de diversas fontes em um único banco de dados, é possível ter a garantia de que a sua empresa irá realmente ter controle administrativo e gerencial do seu negócio e usar isso a favor dos seus resultados e para idealizar novas estratégias para fidelizar clientes. Ter um sistema de gestão especializado no ramo varejista pode ser um diferencial.

✔ Implantar ou possuir sistema de pontuação e fidelização: Ao ter um programa de fidelização com o cliente, é preciso buscar estreitar os laços com ele, trazendo-o para a loja mais vezes para mais compras a fim de conquistar outros benefícios na compra de seus produtos, que pode ser desde brindes até descontos ou condições facilitadas de pagamento.  

Então, de que maneira é possível fidelizar ainda mais clientes em sua loja de varejo? Veja, a seguir, alguns itens a se considerar:

🔷 Prestar sempre um bom atendimento

Como dito anteriormente, o atendimento da sua empresa é um dos tópicos que deve ficar no topo da sua lista de estratégias de como fidelizar clientes no varejo.

Além de ser o cartão de visitas do seu negócio, um bom atendimento faz toda a diferença no retorno do seu cliente, pois, uma  vez que o consumidor se sentiu bem acolhido, respeitado e reconhecido, ele voltará ao seu estabelecimento como um cliente fiel. 

Desta forma, ele  também fará a divulgação gratuita do seu serviço para a rede de contatos dele. Um bom atendimento aumenta o faturamento, agrega e fideliza clientes, por isso, é necessário que os funcionários estejam sempre bem treinados para oferecer o bom atendimento. 

🔷 Trazer novidades

Outra forma bastante utilizada para fidelizar clientes no varejo é a atualização do estoque trazendo as últimas novidades, seja o nicho que for. Os consumidores estão constantemente em busca do novo e do diferente, de olho “na última moda” ou nas tendências de decoração, por exemplo.

Com a era da Internet e das informações rápidas, é quase impossível continuar no mercado sem estar atualizado das tendências, já que este fator, além de atrair mais clientes, ainda gera uma disputa saudável com a concorrência.

Aqui, aposte também no marketing digital para divulgar as novidades e destacar-se da concorrência. 

🔷 Demonstrar organização e uma boa administração

Fique atento(a)! Os clientes não dão prioridade a varejos que não demonstram organização e uma boa administração. Uma loja de varejo desorganizada permite que o cliente perca tempo buscando seus produtos, permite que ele encontre erros de precificação, de validade, fique confuso com o início e fins das promoções, entre outras situações, despertando mais o interesse no concorrente do que no varejo com pouca organização.

Diante desse fato, para mostrar uma boa administração e tornar visível que a loja funciona bem, é necessário utilizar as tecnologias de gestão.

Para isso, a Concept Automação Comercial tem a solução para gestão da sua loja varejista: o Sistema de Gestão Pegasus Flex!

Esta é a forma mais inteligente e segura para automatizar a sua empresa, já que nosso sistema de gestão facilita as tarefas administrativas, organiza os seus faturamentos, lhe entrega visibilidade e compreensão da saúde financeira do seu varejo, permite gerenciar mais de uma loja com sua função multiloja e ainda dá um melhor direcionamento ao seus estoques.

O Pegasus Flex oferece, como recurso exclusivo, a personalização de telas e documentos diretamente da palma da sua mão. Venha se surpreender com o sistema que traz agilidade e facilidade de uso para administração e vendas, deixando o seu negócio bem preparado para fidelizar muito mais clientes no varejo! Conheça o sistema Pegasus Flex.

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que achou desse post?

0 / 5. 0