Palavra-chave: Loja de roupas infantis.
Você empresário do vestuário de roupas infantis sabe que o Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do ano e garante boas vendas, porém querendo ou não sempre sobra o excesso de produtos que você adquiriu para a data, porém saiba que ele não é perdido! Aprenda a diluir o excesso de mercadoria no pós dia das crianças e lucre ainda mais!
🔵 Repercussão do Dia das Crianças nas vendas das lojas de roupas infantis:
O Dia das Crianças é considerado uma das mais importantes datas para a venda de vestuário infantil no Brasil.
Segundo a Ebit (plataforma de opinião dos consumidores do Brasil) em 2018, as vendas no Dia das Crianças foram de 1,82 bilhão de reais, ou seja 5% maior que a do mesmo período do ano de 2017, quando o setor teve um crescimento de 4%.
Considerando o ano de 2019, o relatório da Social Miner apontou que as vendas chegaram a 2,44 bilhões de reais, ou seja, um crescimento de 23,9% em relação a 2018.
No ano passado, mesmo durante o isolamento social, com as crianças dentro de casa por causa da pandemia, o crescimento em vendas continuou acontecendo. As vendas registradas em 2020 tiveram uma alta de 28% em relação a 2019 faturando o total 3,1 bilhões de reais, durante o mesmo período. Para este ano 2021, as projeções continuam otimistas.
Se você possui uma loja de roupas infantis, sua vitrine é essencial para atrair vendas oferecendo no vitrinismo um universo lúdico e atrativo, enfim que seja cativante às crianças.
Pois, de acordo com o SEBRAE, a estética de uma loja de roupas infantis representa 40% na hora da decisão da compra do consumidor, desta forma, vale investir em atributos como organização, e atratividade para conquistar seus clientes e impulsionar as vendas.
Vendas do dia das crianças feitas, mas sobrou estoque não é? Sendo assim, elencamos 5 dicas para que você continue vendendo mesmo após a data, diluindo seu excesso e conquistando ainda mais clientes! Vamos a elas!
🔵 Busque a fidelização de seus clientes:
Através de um programa de fidelidade, os clientes irão se sentir mais confiantes e à vontade para fornecer dados para o cadastro de clientes na sua loja de roupas infantis.
Tendo dados dos clientes, idade e gênero dos filhos entre outras informações é possível que se investigue o padrão de consumo a fim de investir em atendimento personalizado e estimular a venda de novos produtos segmentando para este cliente além de permitir que se tenha uma relação mais mais próxima, podendo inclusive avisar a eles sobre novidades, e novas coleções.
Em um programa de fidelidade, também é viável, além do gerenciamento do relacionamento com o cliente a possibilidade de pedir feedbacks que podem compor ações de marketing, vendas e o atendimento personalizado que já mencionei anteriormente.
É importante medir a satisfação do cliente e avaliar também o que precisa ser melhorado a fim de garantir uma maior excelência e experiência de compra dentro de seu espaço.
Além de uma regra simples de acúmulo de pontos é importante também criar uma tabela de opções de trocas de pontos por prêmios que seja atrativa para o cliente, mas ao mesmo tempo estratégica para sua loja.
Programas de fidelidade podem ser feitos com cartelas que são carimbadas a cada compra, e ao completar ela o cliente tem direito a brinde e também aos métodos mais avançados também como um sistema de pontuações.
Os pontos podem ser distribuídos em determinadas situações como:
🧸 Quando os clientes levarem novos clientes em potencial para sua loja;
🧸 Quando os clientes realizam pagamento à vista e em dinheiro (para você economizar taxas do cartão)
🧸 Quando os clientes participam de ações específicas.
🧸 Quando os clientes que compartilham a página da loja ou interagem nas redes sociais com o perfil do seu negócio.
Use e abuse de sua criatividade, quando você trabalha com um público como o infantil é interessante também a criação de sorteios instantâneos através de jogos, estourar balão ou qualquer outra coisa que possa ser inovadora para cativar seus pequenos clientes em loja de roupas infantis.
🔵 Crie promoções para queima do estoque de produtos parados de sua loja pós Dia das Crianças:
Uma queima de estoque sempre deve ter bons descontos, pois é assim que se cativa o público, porém sem é claro afetar a saúde financeira da sua loja, por isso é imprescindível que possa calcular a margem de desconto para que não saia no prejuízo.
Você não precisa seguir um modelo pré estabelecido como o clássico “50% de desconto” inove, faça algo diferente como anunciar em outras palavras o mesmo benefício.
Por exemplo, ao invés de anunciar “Compre um, leve dois” modifique para “Ganhe 50% de desconto na compra de duas unidades”.
Outras boas estratégias para a queima de estoque em excesso que podem ser vantajosas para a sua loja são as seguintes:
🍭Monte kits de produtos: ao adquirir um grupo de produtos, o cliente ganha um bom desconto na compra.
🍭Fazer descontos progressivos: Quanto mais itens o cliente adquirir, o desconto na segunda ou na terceira peça vai aumentando, porém, se atente ao limite de unidades para que a loja não saia no prejuízo.
🍭Oferecer brindes: além dos descontos, ofereça mimos para os pais e para crianças em compras acima de um determinado valor.
🔵 Faça um check list completo de sua gama de produtos:
Sabemos que a rotina comercial é muito corrida e cheia de desafios para a sua gestão, mesmo com treinamentos e instruções diretas para os colaboradores, a impressão é que não sobra tempo, assim se mostra importante uma checklist, pois ele é a forma mais prática e eficiente para você otimizar o tempo e a produtividade de uma loja.
Faça um check list de tudo que você tem em seu estoque que está em excesso, para que você possa ter uma noção ampla e a partir disso realizar o cálculo das margens de desconto, depois disso monte as promoções voltadas para estes produtos.
🔵 Organize o seu estoque de forma segmentada e funcional:
Quando não temos organização para manter um estoque em nossa loja de roupas, é possível que algumas informações do negócio acabem perdidas, faltem produtos, ocorra a compra duplicada entre outros erros que viram uma bola de neve e que causam prejuízos enormes à sua empresa.
Desta forma realize alguns processos para manter seu estoque mais organizado como por exemplo, definir cronograma de compra de mercadorias, organização no espaço seguindo critérios (característica do produto, valor, tamanho), data de venda, etc.
Parece complicado e um pouco demorado, não é? Não se você tiver as ferramentas certas para lhe auxiliar.
🔵 Tenha o melhor sistema de gestão para ser seu aliado e dilua o estoque de sua loja de roupas de maneira eficiente: conheça o PEGASUS FLEX!
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