Concept

Controle financeiro em Loja de Roupas: Entenda como fazer!

Controle financeiro em loja de roupas.

O controle financeiro em loja de roupas é um desafio? Entenda melhor, lendo este artigo, o que é e como fazer o controle financeiro em sua loja de roupas.

PALAVRA-CHAVE: Controle financeiro em loja de roupas.

O que é Controle Financeiro?

Controle financeiro é o conjunto de ferramentas e processos para executar o planejamento e a estruturação financeira de qualquer negócio.

Em qualquer loja, inclusive em lojas de roupas, o controle financeiro é fundamental para entender como está a saúde financeira de sua loja, quais metas estão sendo alcançadas e como melhorar o planejamento estratégico do estabelecimento.

Com um bom controle financeiro, é possível fazer uma melhor organização de sua loja, verificar se o planejamento está sendo seguido, atualizar este planejamento estratégico e, a partir desse conjunto, alcançar melhores resultados para o seu negócio.

O que devo fazer antes de começar o controle financeiro em minha loja de roupas?

O controle financeiro é de extrema importância para melhorar seus resultados, manter a real situação de sua loja em vista e, claro, ter controle sobre suas finanças para não “ficar no vermelho”.

Sendo o controle financeiro em loja de roupas tão importante, como você poderá se preparar para ter esse controle, então? Veja alguns pontos fundamentais, antes de fazer o controle financeiro de sua loja de roupas. São eles:

1. Planejamento

Como controlar algo que não foi planejado? Isso não seria possível.

Para fazer o controle financeiro de sua loja de roupas, é necessário fazer, primeiro, um bom planejamento de sua loja, tanto em relação às estratégias, quanto em relação a números: o quanto você possui de capital de giro, qual é a previsão de vendas, como fazer a gestão de estoque, controle de fornecedores, impostos a pagar, previsão de gastos com quadro de pessoal…

Enfim, tudo o que concerne à saúde financeira, despesas, receitas devem estar planejadas por períodos, com o histórico do que já aconteceu anteriormente e a projeção de futuro, para que, assim, o controle financeiro de sua loja de roupas tenha métricas e dados a se ater.

2. Organização

Ter todos esses dados e informações não servirá de nada para o controle financeiro do seu estabelecimento, se eles estiverem desorganizados. Para que os dados existentes sejam úteis, é necessário ter organização, criando uma boa sistematização, para que os dados e informações não se percam, se conectem e gerem conteúdo útil para o seu controle financeiro.

Além disso, dados desorganizados que não podem ser encontrados, resultam em conclusões erradas ou podem gerar altas perdas financeiras.

Por isso, crie uma boa maneira de se organizar: podem ser planilhas inteligentes, plataformas que centralizem os links para os dados da loja, ou, no melhor dos casos, um bom sistema de gestão em que essas informações sejam concentradas e copiladas automaticamente para você.

3. Automatização das vendas

Para fazer um controle financeiro perfeito, você deve concentrar as informações em um local organizado e que permita que esses dados sejam vivos, pois, sua loja possui diversas especificidades e deve ser um empreendimento dinâmico.

Por isso, antes de realizar o controle financeiro em sua loja de roupas, é primordial que o gestor encontre um sistema de gestão especializado em varejo que ofereça essa funcionalidade.

Somente um sistema especializado, como o da Concept Automação Comercial, por exemplo, é capaz de prover um banco de dados multiempresa para a sua loja de roupas, além de fazer um plano de contas, gestão de estoque, controle de ordens de serviço, além de uma série de outras funcionalidades inteligentes que te ajudarão a ter um controle eficaz da saúde financeira de sua loja de roupas.

Sem essa tecnologia para gerenciamento, o resultado a longo prazo pode ser catastrófico para a saúde financeira da loja.

Isso porque informações erradas ou incompletas podem gerar impressões erradas sobre aspectos financeiros e estratégicos, levando a tomar decisões gerenciais equivocadas.

Qual a importância de se fazer um bom controle financeiro em uma loja de roupas?

Um bom controle financeiro é capaz de melhorar os resultados gerais do seu negócio. Isso é possível porque ele permite que o gestor acompanhe se os resultados da empresa estão de acordo com o planejado.

Fazer este controle permite entender onde melhorar, se ocorreu algum problema e aonde foi esse problema. Permite, também, identificar as maiores forças de sua loja de roupas, para que as decisões estratégicas sejam feitas sempre com dados confiáveis.

Além disso, o controle financeiro permite também identificar peculiaridades de lojas de roupas, como sazonalidades, por exemplo, altas de marcas, impacto de fatores externos em sua loja, etc. Tudo a partir do controle das finanças de sua loja de roupas.

Como fazer o controle financeiro em Loja de Roupas?

Para fazer um controle financeiro eficaz, é preciso ter métricas e dados corretos para criar um complexo de informações que se conversam, que sejam confiáveis e que gerem dados para a tomada de decisões em sua loja.

Por isso, é preciso entender alguns conceitos contábeis como:

  • contas a pagar: quais são as obrigações financeiras de sua loja? Aqui estão envolvidos os fornecedores, tributos, aluguel, etc.;
  • contas a receber: o que você tem a receber de clientes, estornos e investimentos;
  • bancos e administradoras de cartão: além de controlar quanto e quais valores estão passando por esses bancos e administradoras, é preciso saber quais valores estão pendentes de receber e de pagar (quando o cliente compra no débito ou no crédito, por exemplo), quais os prazos e taxas pertinentes;
  • receitas e despesas: aqui estão envolvidas as contas a pagar e a receber. Importante notar que há uma disposição específica e que todos os valores precisam estar dispostos corretamente, pois, podem haver sanções, caso a loja precise apresentar suas contas para saber se está tudo dentro das conformidades;
  • contas dos clientes: também é importante ter as contas dos clientes, não só em termos do que existe a receber e a pagar, mas também para entender financeiramente o comportamento do cliente, porcentagem de inadimplência, tempo médio para pagar e todos os dados para um bom planejamento e controle financeiro de sua loja;
  • capital de giro: é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. É muito importante que todos os dados estejam corretos para entender quanto tempo sua loja consegue seguir com a mesma quantidade de vendas e como agir a partir dessa informação.
  • metas de vendas e financeiras: é importante saber quais são as metas (tanto de vendas quanto de redução de custos ou de expansão da loja) para fazer um controle financeiro direcionado e que dê resultados reais para o seu estabelecimento.

Todos esses dados e quaisquer outros que sejam relacionados à boas condições financeiras são fundamentais para o controle de sua loja de roupas.

Isso pode ser complexo e trabalhoso, por isso a ajuda de um sistema de gestão pode ser um grande diferencial para o sucesso da sua loja de roupas!

Um sistemas de gestão como o da Concept tornará muito mais fácil gerir todas essas informações, mantendo as necessidades legais de sua loja em dia, do que criar inúmeras tabelas e planilhas para a gestão de sua loja.

Além disso, com o sistema o seu negócio terá muito mais segurança de dados e ainda reduzirá as necessidades e custos de ter um contador para funções que o próprio sistema gera automaticamente para você.

Faça o controle financeiro com mais segurança e agilidade!

Conheça o sistema de gestão que faz todo o Controle financeiro em sua Loja de Roupas.

Faça o controle financeiro de forma ágil e sem dor de cabeça! Com o Pegasus Flex você terá toda a tecnologia que a sua loja de roupas precisa para realizar o controle financeiro perfeito!

Além disso, tenha facilmente em suas mãos:

  • Relatórios individualizados ou consolidando duas ou mais empresas;
  • Controle de estoque por grade, código de barras + cor + tamanho + coleção;
  • Visualização dos estoques de produtos por empresa e geral;
  • Plano de contas para classificação de receitas e despesas;
  • Controle financeiro (contas a pagar, contas a receber, bancos e adm. de cartão)

Aproveite e leia o nosso próximo artigo: 6 Ações ultra inteligentes para ampliar a lucratividade em sua loja de roupas!

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que achou desse post?

0 / 5. 0