Aprenda a importância da adesão dessas normas ISO E ABNT no dia a dia da sua loja de peças para máquinas pesadas
Introdução
Sabemos que o dia a dia para o comércio de peças para máquinas pesadas exige um grande esforço da parte da gestão logística para que tudo ocorra bem. Porém, para que tudo saia conforme os planejados, é necessário ter um amplo conhecimento das normas ISO e ABNT. Dessa forma, conhecer bem as normas de padronização do mercado, assegurará um bom andamento de todas as atividades do negócio.
E para padronizar essas atividades temos a International Organization for Standardization (ISO) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas, conhecida também como ABNT. Essas duas normas são responsáveis pela padronização e regulamentação de processos, visando sempre o melhor resultado e segurança dos envolvidos. Sendo assim, elas englobam várias áreas e ramos de atuação, tendo segmento exclusivo para a logística.
ISO e ABNT: o que são?
A ISO e a ABNT são responsáveis pelo desenvolvimento de normas, certificações e a realização de testes para qualidade e aprimoramento de produtos e atividades. Essa padronização é necessária para garantir o funcionamento adequado e seguro das mais diversas áreas do mercado, incluindo a gestão de logística.
A ISO atua em mais de 163 países, sendo que no Brasil, a ABNT passa a ser o membro mais ativo do grupo. Existem diversos certificados ISO que uma empresa pode obter, por isso é necessário conhecer quais são para saber qual se encaixa melhor no seu segmento de atuação.
ISO e ABNT na Logística
Como dito anteriormente, existem diversos certificados de qualidade que a ISO oferece, sendo necessário saber qual se encaixa melhor no seu ramo de atuação. Desse modo, para o ramo de gestão logística, destaca-se a ISO 28000, a ISO 9001 e a ISO 30300.
1. ISO 28000
Essa ISO surgiu no Brasil em 2010, e é um conjunto de normas voltado para o “Sistema de Gestão da Segurança da Cadeia Logística”, sendo assim, visa a otimização de todos os trâmites de empresas que trabalham com movimentação de produtos.
No geral, pode ser definido como um manual para realizar o transporte de cargas sem que haja perdas, e ainda visa minimizar as chances de acidente de trabalho. Ter a ISO 28000 na sua empresa mostra que você sabe planejar uma estratégia com segurança e ritmo de trabalho, além de auxiliar na projeção na hora de traçar o plano de gerenciamento de riscos.
2. ISO 900
Essa ISO foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Management and Quality Assurance, cujo objetivo são regras voltadas para Sistemas de Gestão de Qualidade. Nessa ISO, a proposta é dar garantia para os clientes sobre os serviços prestados pelas empresas com esse selo. Dessa forma, o foco da ISO 900 é a satisfação do cliente em relação ao serviço prestado.
3. ISO 30300
Já a ISO 30300 é um conjunto de normas de gestão de documentos. Ela é voltada para ajudar as empresas a organizarem suas documentações de forma correta. Essa norma inclui também o uso de sistemas de gestão e integração de documentos e arquivos, ajudando para que informações importantes não sejam perdidas ao serem transferidas de setores dentro da própria empresa.
Como colocar as normas ISO e ABNT em prática na minha loja de peças para máquinas pesadas?
É necessário saber quais as documentações exigidas, e os passos necessários a serem seguidos, para ter um selo ISO de qualidade em sua loja de peças para máquinas pesadas. Realizar uma análise completa de todos os detalhes e adequar tudo o que for necessário para os padrões exigidos pela ISO.
E para colocar tudo nos eixos, é preciso ter uma boa comunicação com seu time de colaboradores e até mesmo com seus fornecedores. Pois sua loja depende da aceitação e mudança deles para alcançar o reconhecimento ISO de qualidade. E após a adesão do seu time, ainda existirá a necessidade de uma rotina de monitoramento para se certificar que tudo está como o planejado.
Como já dito, seguir um padrão de qualidade ISO traz diversos benefícios para sua loja de peças para máquinas pesadas, por isso é necessário que sua loja se adeque a essas normas. Nesse ponto, os funcionários devem entender que essas mudanças também irão beneficiá-los, uma vez que, as normas ISO e ABNT também prezam pela segurança do trabalhador.
Tendo o suporte da tecnologia correta fica mais fácil implementar e acompanhar o ISO e ABNT em sua loja de peças para máquinas pesadas!
A ISO de logística ajuda a garantir diversos benefícios para sua loja de peças para máquinas pesadas. Entre esses benefícios podemos citar o aumento de segurança da mercadoria, a diminuição de riscos para o seu negócio, aumento de produtividade, evitar desperdícios, seja esse de tempo, dinheiro ou mercadorias.
Além de todos esses benefícios, ter o selo em sua loja de peças para máquinas pesadas passa segurança ao seu cliente, uma vez que ele garante a qualidade de serviço e produtos oferecidos.
E na hora de aderir ao modelo ISO de qualidade, contar com um software de gestão irá dar uma enorme vantagem para sua loja de peças para máquinas pesadas. Ao utilizar o sistema correto de integração, você evitará que processos se percam no meio do caminho, além de conseguir agilizar e automatizar processos.
Para isso você pode contar com a Concept Automação Comercial na hora de escolher o melhor sistema para sua loja. A Concept oferece um sistema completo para sua loja, que irá ajudar a se encaixar nos padrões exigidos pela ISO. Desta maneira, poderá usufruir de todos os benefícios oferecidos por esse padrão.
A Concept Automação Comercial está te esperando com um sistema completo e exclusivo para sua loja de peças para máquinas pesadas. Um programa feito exclusivamente pensando nas necessidades do seu comércio, por isso não perca tempo!
Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita e conheça todas as melhorias que esse software irá trazer para sua loja. Basta clicar no botão abaixo!