Concept

Saiba quais são as novas preocupações do mercado de trator peças

Muitas pessoas ainda compreendem o mercado de máquinas agrícolas como um setor que oferta maquinários ultrapassados, robustos e difíceis de trabalhar. Entretanto, quem atua na área sabe o quanto este setor oferece totalmente o contrário!

A cada dia novas tecnologias são incrementadas no mercado de agro peças para transformar o trabalho árduo de plantio e colheita em um trabalho mais fluido, mais facilitado e de alta produtividade!

Os grandes fabricantes de trator peças caminham da mesma maneira: sempre orientados a produzir tecnologias que colaborem com o pequeno agricultor e também com as produções em larga escala.

Confira a seguir algumas das maiores tendências e prioridades dentro do mercado de trator peças:

Bem-estar e segurança do operador

Atualmente, uma das principais motivações que torneiam a produção de peças para tratores é, sem dúvidas, a segurança do trabalhador.

Por tratar-se de uma máquina pesada, o agricultor sempre necessitou tomar os devidos cuidados durante a operação de um trator, desde o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), até o cuidado em obter a capacitação necessária para ter ciência de como conduzir o trator com qualidade e segurança.

Observando essa demanda, novas tecnologias foram incorporadas no universo de agro peças, pensando em amenizar a probabilidade de transtornos e acidentes em operação de tratores agrícolas:

Melhoria nos materiais de cinto de segurança, com alta resistência à abrasão, umidade, luz solar, altas temperaturas e produtos químicos diversos;

As coberturas de proteção reforçadas acima da cabine com tecnologia e com um vasto trabalho de engenharia avançada em seu desenvolvimento, principalmente na implantação de estruturas anticapotamento (EPC);

Bancos anatômicos elaborados com tecnologia em ergonomia para o maior conforto e proteção corporal do trabalhador rural, agindo contra impactos e longos períodos de operação;

Cabines com isolamento acústico para proteção auditiva dos operadores e muitas outras invenções baseadas na alta tecnologia.

Combustíveis diferenciados

Além da preocupação com a segurança do trabalhador mencionada acima, a preocupação com o meio ambiente também é um dos fatores em alta para a ciência investir em tecnologias, em prol de funcionalidades mais sustentáveis dentro das máquinas agrícolas.

Os motores de trator à combustão estão começando a entrar em desuso e novos modelos de motores, por exemplo, já vem sendo testados e fabricados. É sabido que uma média de 70 corporações de produção de peças para trator já estão desenvolvendo tratores agrícolas que dispensam motores à combustão.

Veja a seguir alguns exemplos das novas alternativas no mercado:

Biometano

Este material vem ganhando notoriedade a cada dia dentro dos motores de tratores brasileiros. Enquanto nos EUA o gás de xisto é testado e colocado em prática nas máquinas agrícolas americanas, no Brasil o biometano é o gás do momento!

O biometano é um gás produzido a partir da decomposição de dejetos orgânicos e em sua maioria, boa parte é gerada dentro da própria produção agropecuária. São cerca de 70 milhões de metros cúbicos de resíduos orgânicos acumulados por dia dentro do país, gerando um percentual vasto de metano a ser trabalhado.

De uma forma simples, para elaborar este biogás é realizada uma purificação do metano, gerando o combustível de matriz energética de alta capacidade para veículos agrícolas. Este combustível a gás biometano é uma das alternativas ao uso do diesel.

Energia solar

Ainda com as tecnologias voltadas para era do Agro 4.0, os tratores movidos à energia fotovoltaica é mais uma alternativa sustentável em combustível para tratores.

A criação deste modelo de trator movido à energia solar é pautada na utilização de fontes naturais para geração de energia aos veículos agrícolas. Os investimentos em energia solar vêm crescendo todos os dias em setores diversos e no agronegócio não seria diferente. O Brasil é um país privilegiado por possuir abertura climática ideal para a utilização desse tipo de “combustível” solar.

Neste cenário, como fica o revendedor de peças para tratores?

Com tanta inovação, como ficam, portanto, os revendedores de peças para tratores?

O que precisamos perceber é que, assim como a tecnologia, as lojas revendedoras de peças também tendem a avançar nos seus processos diários de atendimento, renovação do mix de peças e evolução de equipamentos tecnológicos a fim de permanecer de acordo com as tendências do mercado atual.

Adaptar-se às novas tendências e notar a importância de incluir a tecnologia dentro das revendas de peças é uma forma de manter a competitividade no mercado, além de conquistar um dia a dia mais facilitado.

Em tempos modernos, é preciso reconhecer que a tecnologia é uma grande aliada do empreendedor do mercado de peças!

Há preocupações no mercado do revendedor de peças

Dentro de toda a movimentação que as tecnologias provocam na fabricação de novas peças e equipamentos para tratores, os estabelecimentos comerciais de peças também necessitam ser supridos na mesma proporção.

As tecnologias estão cada dia mais disponíveis para o revendedor aprimorar, ampliar e gerenciar o seu negócio!

Esta é mais uma das preocupações do mercado de trator peças: melhorar os processos e atividades das lojas, distribuidoras e revendedoras de peças para impulsionar e valorizar o trabalho destas empresas.

A geração de tecnologia 4.0 no mercado de trator peças busca, em conjunto, trazer o conceito de inovação para dentro dos empreendimentos que tratam da comercialização de peças para maquinário agrícola. Esta é uma maneira de deixar os estabelecimentos mais otimizados e preparados para receber e ser capaz de trabalhar com as novas perspectivas do mercado.

Veja alguns exemplos de inovação no mercado revendedor de peças para tratores:

Layout de loja

O layout de loja otimizado veio para ficar! A ideia de espaços de comercialização de peças desorganizados e visualmente “bagunçados” caiu por terra! Foi percebida a necessidade de reorganização de espaços dentro das lojas de peças como uma forma de ampliar a circulação de mercadorias, de clientes e colaboradores.

Realizar organogramas e o mapeamento dos setores tornou-se uma inovação dentro do comércio de peças, visando ofertar ainda mais qualidade e agilidade no atendimento. Isso colabora, em conjunto, para a experiência do cliente ser mais positiva.

Software de gestão

Sabemos da vasta quantidade de processos e atividades que circundam uma loja de peças para tratores. A demanda pela agilidade e organização tornou-se uma das premissas para uma revenda de peças conquistar um grande sucesso com seu público alvo e também com o bom funcionamento da mesma.

Um sistema de gestão automatizado é o que há de melhor quando pensamos em administração e gestão dentro de uma empresa com alta quantidade de produtos a oferecer.

Investir em tecnologia para gerenciamento traz otimização, facilidade, flexibilidade para o gestor, controle intensificado de estoque, melhoria nas análises de vendas e negociações, aproximação do cliente por meio de cadastros e histórico de clientes, além de reduzir de forma significativa perdas e danos dentro da revenda de peças!

Otimize a sua loja de peças para tratores!

Se você possui interesse em conquistar maior autossuficiência e otimização dentro da sua loja de peças para tratores, temos um convite para lhe fazer:

Nós da Concept Automação Comercial, trabalhamos há mais de 30 anos implantando a tecnologia para gestão, em estabelecimentos que vendem peças para tratores e sabemos como ajudar o seu negócio!

Conheça agora o nosso software de gestão Global Flex!

Global Flex! O software de gestão que elevará a sua revenda de peças para tratores a um novo nível, que soma eficiência, otimização, rapidez, produtividade e resultados!

Clique no botão abaixo e conheça as nossas soluções!

O que achou do nosso Artigo?

Deixe seu comentário logo abaixo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que achou desse post?

0 / 5. 0