🔵 Contextualização
A experiência do cliente durante o atendimento na sua ótica é um fator decisivo para concretização da venda.
Apesar de muito negligenciados, o cuidado com a jornada de compra e atenção a experiência que o cliente vivenciará em sua loja são questões que impactam diretamente nos resultados da empresa.
Lembre-se que o perfil do consumidor atual não busca apenas um bom produto, mas sim, um conjunto de qualidades em produto, atendimento e preço.
Por essas razões, investir em um atendimento de qualidade se torna essencial para as vendas alcançarem a meta desejada. É através da excelência no atendimento que a empresa atua influenciando a decisão de compra do consumidor e consegue atingir os objetivos definidos.
Nós elencamos algumas dicas práticas para melhorar a experiência do cliente em cada compra realizada em sua ótica, confira a seguir.
🔵 O que é Experiência do Cliente?
A experiência do cliente é a percepção que o consumidor terá sobre a empresa durante sua jornada de compra, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda.
É essencial que sua equipe atue estrategicamente, com o foco em proporcionar uma ótima percepção sobre a empresa. Desse modo, construirá uma reputação positiva sobre a ótica na região e contribuirá para a fidelização de seu público-alvo.
É completamente possível traçar estratégias simples e eficazes para proporcionar experiências positivas e únicas para o cliente.
Afinal, as técnicas de como melhorar o atendimento ao cliente na sua ótica devem ser frequentemente acompanhadas e atualizadas com o propósito de manter o mais alto padrão de atendimento.
🔵 Por que a experiência do cliente é importante?
A experiência do cliente é um fator crucial para a decisão de compra e fidelização. Quando o consumidor se sente bem recebido e compreendido durante o atendimento, torna-se mais fácil a procura pelo produto desejado, logo, a probabilidade de compra são muito maiores.
Após a compra, é preciso manter o relacionamento com o cliente, valorizando-o e mostrando a ele o quanto é importante. Por essa razão, o cuidado com o pós-venda, bem como as pesquisas de satisfação são ações fundamentais para o sucesso do negócio, pois são grandes diferenciais competitivos que destacam a sua ótima das demais.
Além disso, é preciso que os profissionais tenham consciência das expectativas dos clientes e atuem de forma a surpreendê-los positivamente, como entregar rapidamente o produto, ser fiel ao prazo acordado ou oferecer facilidades como o envio dos óculos para a residência do cliente.
🔵 04 dicas para melhorar o atendimento ao cliente em sua ótica
Elencamos 3 dicas incríveis e fáceis de aplicar para melhorar o atendimento ao cliente em sua ótica. Confira quais são e coloque em ação ainda hoje:
1 – Conheça o seu cliente
Desde o contato inicial, mostre-se receptivo e construa um relacionamento com o cliente, convide-o para fazer um cadastro na loja, receber ofertas e novidades.
O cadastro do cliente é uma ferramenta poderosa que ajuda a encontrar a abordagem certa para interagir com cada pessoa, permitindo enviar lembranças pelo aniversário, analisar o histórico de comprar, identificar as preferências e avisar quando chegarem novos modelos.
Dessa forma, as estratégias de vendas são infinitas, basta ser criativo, determinado e seguir em frente!
2 – Atendimento personalizado
Vender óculos não é meramente mostrar todos os modelos disponíveis ou que o vendedor acredita que são compatíveis com o rosto do cliente!
Na realidade, é preciso treinar a equipe para compreender a preferência de cada consumidor. Afinal, o vendedor conhece detalhadamente todo o estoque e é capacitado para auxiliar no processo de encontrar a peça ideal. Possibilitando, justamente, que o cliente tenha maior facilidade de experimentar modelos que atendem a seus desejos.
Quando o vendedor faz as perguntas corretas para entender o que realmente o cliente está buscando, se torna muito mais fácil encontrar o produto que vai agradar. Isso poupa o cliente de experimentar dezenas de modelos, economizando tempo do profissional e do consumidor. Além de garantir que o modelo correto seja apresentado e o cliente saia da loja satisfeito com a compra.
Por fim, é muito comum que os consumidores queiram experimentar diversos modelos, pois a variedade é enorme e querem avaliar todas as opções. Ao perceber que seu desejo foi entendido pelo vendedor, essa questão é rapidamente solucionada.
3 – Melhore o ambiente da ótica
Coloque-se no lugar de cliente e pense em tudo o que gostaria de encontrar em seu atendimento: se precisa comprar óculos, certamente quer ter certeza de como vai ficar o seu visual, por esse motivo, espelhos são fundamentais.
Mas cuidar da ambientação vai muito além, é preciso adequar o seu estabelecimento para que o consumidor se sinta confortável e convidado a permanecer na sua loja. Tenha música ambiente, climatização, mobiliário adequado, e que tal, uma vaga especial para os veículos de seus clientes?!
4 – Use a tecnologia e proporcione uma experiência única
Ao levar a tecnologia para a gestão da sua ótica, seus colaboradores conseguirão dedicar mais tempo ao bom atendimento, sem que a empresa fique com demandas acumuladas.
Como sabemos, a experiência do cliente influencia diretamente na decisão de compra e fidelização. E com um sistema de gestão que automatiza tarefas manuais, é possível fazer o controle financeiro, controle de estoque e até realizar outras funções.
Sua equipe terá mais tempo para se dedicar a cada cliente. E seu consumidor merece essa atenção.
O sistema Pegasus Flex da Concept Automação, possibilita a gestão unificada de diferentes lojas com total integração dos dados, realizando as demandas administrativas que impactam diretamente nos resultados da empresa. Clique no botão abaixo, conheça tudo que o sistema de automação comercial pode fazer em sua ótica e aprimore a experiência do cliente com essa tecnologia!
Agora você já está mais que preparado para proporcionar a melhor experiência ao seu cliente!
Coloque nossas dicas em prática e se surpreenda com os resultados. 😊