Veja como aumentar as vendas em sua loja de trator peças e lucrar com qualidade por meio de novas estratégias.
Introdução
Saber como aumentar as vendas em sua loja de trator peças tem sido uma dificuldade? Entendemos que implementar ações a fim de aumentar as vendas é um desafio para qualquer negócio. Porém, para a realidade de lojas de trator peças, utilizar as estratégias corretas é a chave para resultados melhores.
Pensando nessas questões, elaboramos uma lista com 04 passos para você entender como aumentar as vendas em sua loja de trator peças e alcançar suas metas com as melhores estratégias para o mercado. Então acredite no seu potencial de vendedor/empreendedor e venha conferir as dicas.
Vendas abaixo do esperado: o que pode estar acontecendo?
Geralmente, tudo começa assim: suas vendas estão caindo e você não sabe o que fazer. A equipe está desmotivada, o estoque está cheio e o dinheiro não está entrando. O que provavelmente você não sabe, é que um dos principais motivos que causam a diminuição de vendas numa loja de trator peças é a redução de fluxo de clientes e do ticket médio. Contudo, esse panorama se modificou atualmente, devido a fatores macroeconômicos.
Nos últimos anos, outro fator que influenciou essa queda nas vendas foi a diminuição da saída de produtos caros, por consequência do aumento da procura de produtos mais baratos. Isso ocorreu devido à epidemia do Coronavírus e da crise econômica no Brasil. O comportamento do consumidor mudou muito com essas crises, e desse modo, vieram mais exigências por parte das pessoas.
Analisando os fatores acima, é possível ter uma dimensão melhor da situação em que se encontra e começar a agir. Porém, por onde começar? Como saberei se as minhas estratégias elaboradas serão as corretas para mudar o meu quadro de vendas? Esses questionamentos já são sinais de que você quer sair da zona de conforto e mudar. Então, aproveite essa disposição para entender o que o mercado oferece de estratégias para seu nicho no próximo tópico.
Entendendo o seu nicho de mercado para definir estratégias adequadas
Entender o seu nicho, ou melhor, o segmento do seu negócio, pode trazer as estratégias perfeitas para você, empreendedor(a), que quer descobrir como aumentar as vendas em sua loja de trator peças. Aliás, identificar o seu nicho pode resultar também em sucesso ou fracasso.
Por exemplo, imagine que a sua loja vende peças para tratores de vários tipos e tamanhos para agricultores. Isso é configurado como um nicho de mercado. Agora, imagine que a sua loja venda não só peças para tratores de diversos tipos e tamanhos, mas também venda produtos para a manutenção de tratores agrícolas. Esse é outro nicho.
Percebe como é simples identificar dois nichos de mercado diferentes para uma mesma loja de trator peças? Pode-se dizer assim: nicho é o segmento que corresponde às necessidades específicas do consumidor pouco exploradas. A ideia é encontrar um nicho onde ninguém mais viu, entende?
É por isso que buscar um diferencial vai ser o ponto chave para a sua empresa se lançar no mercado e ser percebida. E o que isso tem haver com o aumento de vendas? Seus produtos e/ou serviços precisam estar o mais próximo do seu nicho de mercado para que possam atingir o público desejado.
Ou seja, para vender para agricultores, é preciso ter peças e produtos que falem a mesma linguagem desse público. Portanto, não faz sentido vender peças para empilhadeiras para agricultores, concorda? Ao entender o seu nicho de mercado e começar a produzir com o foco nele, você já pode aplicar os 04 passos para aumentar as suas vendas e sair do prejuízo.
Como aumentar as vendas em sua loja de trator peças em 04 passos
Olhar para o seu público e entender suas necessidades são metas diárias de qualquer empreendedor. Assim como buscar novas estratégias para se desvencilhar do prejuízo e voltar a vender mais, é uma grande oportunidade de aprimorar perspectivas e alcançar a meta tão desejada. Portanto, chegou a hora de visualizar estratégias para você entender como aumentar as vendas em sua loja de trator peças, com alguns passos.
Passo 01 – Invista em cross selling
Nada mais é do que aprimorar o olhar para melhorias na experiência do seu cliente. O objetivo é oferecer aquele algo a mais depois que o seu consumidor finalizou a compra. Ou seja, incrementar na sua venda produtos complementares para antes ou depois das compras já realizadas.
Você pode fazer combinações de produtos, cujas funções sejam parecidas ou relacionadas. Ou mudar o posicionamento deles dentro da loja, colocá-los em lugar de destaque. Melhorar o seu pós-venda é trabalhar aquele olhar para o seu público, como comentamos anteriormente.
Passo 02 – Faça um bom atendimento
O atendimento é um fator de alta relevância no mundo dos negócios. Aliás, quem não gosta de ser bem atendido, de ser tratado com cortesia e respeito ao consumir algo? Isso se chama fidelização. É quando você não só vende o seu produto, mas ganha um cliente fiel.
Para isso acontecer, treine bem a sua equipe de atendimento para que saibam identificar as necessidades de cada cliente e a maneira certa de agir e, claro, bater as metas da empresa.
Passo 03 – Treine o seu time de vendas
Prepare todo o seu time de vendas, sejam as equipes que vendem por telefone ou presencialmente. E tem ainda aqueles que já fazem esse serviço online. O fato é que o atendimento precisa ir além da receptividade ou da empatia pelo cliente. Portanto, é imprescindível que todos os vendedores, independente do canal, falem a mesma linguagem.
Ou seja, você precisa estabelecer uma cultura de vendas para que o time esteja integrado e bem informado quanto às diferenciações entre marcas, modelos, modos de utilização, preços e afins. Instrua-os!
Passo 04 – Conte com o apoio da tecnologia
Encante o seu cliente com originalidade, mas conquiste-o com modernidade. Você não precisa ter os melhores e mais caros equipamentos de tecnologia para vender. Mas estar bem informado, com um sistema de gestão que te ajuda a organizar a sua loja de trator peças, já é um passo bem moderno. E a sua equipe agradece! Aliás, usar a tecnologia no trabalho otimiza tempo e possibilita pensar em novas estratégias.
Por isso, invista em um sistema que apoia o seu time de vendas na hora de planejar o estoque, a organizar os preços de cada produto e no momento mais esperado: o pagamento. Tudo isso sendo feito com tecnologia de primeira, vai fazer suas vendas aumentarem realmente.
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