Concept

Você sabe quais são as perspectivas para o mercado da linha amarela neste ano?

Mercado da Linha Amarela

Mercado da Linha Amarela. A Concept traz para você o panorama de 2021 para o mercado da linha amarela. O que esperar do mercado e como preparar-se para aproveitar as oportunidades? Descubra aqui.

Perspectivas para o mercado da linha amarela em 2021

Apesar do impacto da crise do Covid-19 na economia como um todo, os negócios da Linha Amarela tiveram um momento positivo em 2020. Mesmo não recebendo todos os incentivos e investimentos previstos para o ano passado, os negócios com máquinas e equipamentos para construção e mineração, por exemplo, conseguiram um crescimento em torno de 30% em 2020.

Esse cenário mostra perspectivas positivas para o ano de 2021. Apesar da crise do Covid-19 ainda trazer diversos desafios e riscos para a indústria, ainda existem oportunidades que podem ser aproveitadas.

O crescimento experimentado mostra uma tendência para os próximos anos, com peculiaridades a serem notadas na movimentação do mercado. A inovação e uma boa gestão são fundamentais para que a indústria se adapte e agarre essas oportunidades.

Perspectivas 2021 – O que esperar?

Apesar do início da aplicação das vacinas e da retomada de algumas atividades terem dado esperança e alívio a diversos setores da economia, as atividades do mercado da linha amarela ainda enfrentam alguns desafios.

Muitas atividades não foram interrompidas, mas a movimentação na cidade tem impacto na cadeia de suprimentos e nas negociações como um todo, inclusive no transporte e entrega de peças e equipamentos.

A lentidão na aplicação das vacinas, os lockdowns locais e as novas variantes do vírus trazem para 2021 desafios semelhantes aos do ano anterior.

O processo de automação das máquinas é uma das formas de abrandar esses efeitos, mas ainda é preciso estar atento às mudanças na economia do setor.

Contudo, existe otimismo para a linha amarela. O setor de construção, mineração e o agronegócio, por exemplo, estão em alta. Isso permite um alívio para o setor, buscando-se inovação e diversificação para mitigar os riscos e os efeitos da pandemia.

Diversos setores estão renovando seus equipamentos ou buscando equipamentos versáteis e locações para mitigar os efeitos da crise ou fazer novos investimentos.

Ainda se espera um crescimento de aproximadamente 20% para o setor da linha amarela, que não tem sido tão fortemente impactado. Ademais, o custo do capital deve permanecer reduzido com a baixa dos juros, favorecendo a renovação das frotas e a aquisição de crédito para a linha amarela, beneficiando o setor industrial.

Ano Novo, Perfil Novo

A melhoria dos resultados da linha amarela ainda com a pandemia, deveu-se em boa parte ao novo perfil das empresas. Aprender a reinventar-se tem sido um fator-chave.

Oferecendo produtos mais versáteis, a indústria modernizou-se usando a tecnologia e a automação para oferecer maior quantidade de produtos e serviços e alcançar novos setores, com maior qualidade e competitividade.

Em 2021, essa transformação deve permanecer. Aqueles que desejam acompanhar o crescimento do setor e manter-se competitivo deverá adequar-se às novas necessidades do consumidor em relação às máquinas, com melhorias em automação e uma excelente gestão.

Oportunidades para 2021

Em 2021, as obras em infraestrutura devem continuar avançando. Isso representa uma grande oportunidade para quem oferta maquinário do setor. Com o mercado de construção em alta e as exportações do setor de mineração e do agronegócio em expansão, é preciso estar pronto para abraçar essas oportunidades e ofertar produtos competitivos.

Com a Selic a 2%, tornou-se vantajosa a renovação das frotas e equipamentos em 2020. Essa tendência segue em 2021, pois a construção civil e o setor de infraestrutura estão cada vez mais capacitados a movimentar a economia e tornarem-se menos dependentes dos investimentos governamentais.

Considerando a alta taxa de vendas de equipamentos da linha amarela em 2013 e a falta de renovação devido ao declínio econômico, o aumento de vendas que se percebeu em 2020 deve ser uma tendência para os próximos anos, ainda que não atinja patamares tão altos quanto no passado.

Outra tendência é a locação de equipamentos. Cada vez mais as pessoas têm um consumo consciente, evitando gastos e aderindo à cultura de compartilhamento. Isso se estende à linha amarela, em que a locação de equipamentos e máquinas tem crescido e atingido níveis interessantes para se pensar em modelos de negócio de locação como uma grande oportunidade em 2021.

A escassez de máquinas também está por trás do crescimento na locação de equipamentos, dando flexibilidade ao usuário final para minimizar os riscos do negócio.

Desafios do Ano

Ainda que haja otimismo para 2021, é preciso ter cuidado com alguns fatores que podem ser um desafio para o crescimento. Um deles é a alta queda do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020. O crescimento esperado para 2021 não deve ser o suficiente para amortizar a queda do ano anterior, limitando as possibilidades e criando receios no mercado.

Além disso, um dos desafios que também advém da crise do coronavírus é a instabilidade na cadeia de suprimentos, seja para equipamentos ou para peças de reposição.

Ainda que uma indústria não pare, a interrupção da produção de outras pode impactar a cadeia de suprimentos, principalmente ao se considerar o impacto que a variante brasileira do vírus pode ter no comércio internacional.

Essa conjuntura também pode ser seguida por um impacto no preço dos equipamentos, além de trazer o risco de não haver equipamentos o suficiente para entregar os pedidos do mercado dentro do prazo.

O Global Flex – Concept está pronta para te ajudar!

Agarre as oportunidades de 2021. Com os nossos serviços especializados em automação e desenvolvimento de softwares de gestão, a melhor tecnologia para gerir a indústria de peças para a linha amarela estará em suas mãos.

Com um sistema integrado à Web, com relatórios e dados fundamentais para a sua gestão.

Além disso, o sistema é integrado ao e-commerce, característica fundamental em tempos de pandemia. É uma solução completa para a automação, com a qual você terá uma gestão inteligente de dados multiempresas.

Não fique para trás! Conheça agora mesmo a solução Concept e aproveite as oportunidades de 2021.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que achou desse post?

0 / 5. 0