Concept

Loja de Moda Feminina e Masculina: Como escolher a grade de roupas para comercializar?

Entenda como escolher uma boa grande de roupas para comercializar, melhorando a organização do seu estoque, feito por grades de peças, impactando diretamente em seus resultados.

Descubra como a tecnologia pode lhe ajudar com isso!

PALAVRA-CHAVE: escolher a grade de roupas.

🔵 Introdução

Neste artigo, você irá entender como escolher o melhor tipo de roupa para comercializar em sua loja e as desvantagens em possuir um estoque de peças sem movimentação.

Com essa leitura, você entenderá o que é a segmentação das vestimentas por grade, qual o conceito por trás e como aplicar isso poderá ajudar na organização e melhoria de sua gestão. Descobrirá, em conjunto, como a tecnologia pode lhe auxiliar com o gerenciamento do seu negócio, de forma descomplicada e eficiente.

🔵 Desvantagens de um estoque parado e desorganizado

Com as peças de seu estoque paradas, em determinadas grades de tamanhos, o seu capital de giro fica desvalorizado e, com o passar do tempo, essas peças podem até ganhar avarias e serem perdidas.

Sem organização e sem saber como escolher a grade de roupas para comercializar, o seu investimento acaba sendo direcionado para peças que não vendem o suficiente a ponto de sempre esvaziar o seu estoque.

Tudo isso gera uma grande insatisfação por parte dos clientes, pois, com peças paradas, você terá um capital muito menor para investir na compra de outros itens, que mais agradam os seus consumidores.

E, consequentemente, criará um desconforto no cliente, ao visitar sua loja e não encontrar as peças que deseja, fazendo com que o mesmo procure na concorrência, o que seria muito prejudicial para a imagem de sua marca.

🔵 O que são grades de roupas?

Uma das formas de organização e gestão de um estoque de roupas é a segmentação e agrupamento das mesmas em estoque e/ou na área de vendas.

A partir das classificações criadas, é possível fazer registros que dão uma visão completa de todo material.

É aí que entram as grades, que se tratam de uma técnica de agrupamento de roupas de estoque de loja, juntando as peças que pertencem ao mesmo modelo, tamanho, cor etc., fazendo com que a organização fique mais prática e simplificada.

As grades também são muito importantes para controlar e acompanhar as peças mais vendidas e, assim, saber qual delas deve ter uma reposição maior do que as demais.
Por exemplo: a grade de blusas de alça feminina do tamanho M vendem mais do que as do tamanho EG, portanto, através do controle de estoque por meio das grades, o lojista identificará que a compra das peças tamanho M devem ser maiores, por serem mais rentáveis para a loja.

🔵 Fatores importantes para escolher a grade de roupas para a sua loja

Existem alguns fatores que devem ser analisados antes de escolher a grade de roupas de sua loja.

O mercado atualmente está cada vez mais competitivo e os desafios enfrentados pelos proprietários são muitos: um deles, realmente, é o estoque com produtos parados, sem giro, deixando a demanda sazonal da sua loja de roupas bem baixa. Para isso não acontecer com o seu negócio, você deve ter um planejamento e um ótimo controle de estoque. Confira a seguir alguns fatores determinantes:

💡 Conheça bem o seu público-alvo: para definir os tamanhos das peças que irá comercializar, é fundamental conhecer a fundo o seu consumidor. Geralmente as peças dos tamanhos M e G são as mais vendidas, porém, isso pode variar dependendo do público a qual a sua loja deseja atingir. Para estudar o universo do seu consumidor, colha as informações necessárias como: idade, gênero, classe social, ticket médio, hábitos de consumo, comportamentos, peso, altura, estilo de vida, interesses, preferências de vestuário.

Com essas informações em mãos, você poderá planejar estratégias para atender melhor às necessidades dos seus consumidores, de forma eficaz e assertiva.

💡 Esteja por dentro do mercado de seu segmento: conheça bem o mercado no qual a sua loja está inserida, isso também influenciará ao escolher a grade de roupas para o seu negócio. Observe a realidade atual do mercado e estude sua concorrência. Que tal realizar pesquisas em lojas do mesmo segmento que a sua? Isso também pode ajudar na decisão e na escolha da grade de roupas para comercializar, trazendo um diferencial de peças para a sua loja que não existe no concorrente! A partir dessas informações, você estará munido(a) para planejar o seu estoque, com mais segurança.

💡 Acompanhe as tendências da moda e sazonalidades: esteja atento(a) às tendências da moda do mercado, mas sempre baseadas no seu público consumidor e suas variações sazonais.

Diante disso, você conseguirá bons descontos com seus fornecedores e, dentro deste estudo sazonal e de tendência, você observará que algumas peças, são mais vendidas em estações mais quentes e outras em estações mais frias, ou também em datas comemorativas.

Então, saiba como a sua demanda pode variar em relação às sazonalidades do mercado e como isso pode atingir o seu segmento. Feito isso, faça um planejamento futuro dos próximos meses, ajustando sua grade de tamanhos, com cada época diferente do ano.

💡 Faça o controle de estoque mínimo e priorize as peças mais vendidas: sempre trabalhe com o estoque mínimo, que é suficiente para abastecer a sua loja com as peças certas.

Nunca deixe seu estoque lotado, pois isso pode prejudicar bastante o setor financeiro do seu negócio. Exponha com prioridade, em sua loja, as peças mais vendidas e, em segundo plano, tenha uma quantidade reduzida das peças menos rentáveis, apenas para manter a variedade de opções ao seu público e seguir satisfazendo suas necessidades.

Trabalhando com o estoque mínimo, você identificará com mais facilidade quais as peças da grade de tamanhos vendem mais e, assim, saberá o tempo certo para a reposição.

🔵 Use a tecnologia a seu favor com o PEGASUS FLEX e controle o seu estoque por grade, com muito mais eficiência!

Com o software PEGASUS FLEX você elimina todas as desvantagens citadas neste artigo e faz uso 100% das vantagens de se trabalhar com as grades de roupas, além de organizar e tornar o seu estoque muito mais funcional.

Nosso sistema possui a função de controle multiestoque e realiza a organização de todas as peças por grades (tamanhos, cor) e coleções.

Por exemplo: você consegue localizar uma peça de determinada coleção a partir da grade que ela pertence. Esta função torna o seu estoque muito mais organizado e prático, trazendo inúmeros benefícios e ótimos resultados de vendas.

Além disso, o sistema efetua o cálculo mínimo e máximo do estoque, juntamente com a demanda mensal e sugestão de compra.

Também possui controle financeiro, arquivo de cobrança, faz plano de contas, emissão notas fiscais e muito mais!

Torne o estoque de sua loja de roupas muito mais funcional e eficiente com as funcionalidades de controle por grades do PEGASUS FLEX.

QUERO CONHECER O SISTEMA PEGASUS FLEX

Este artigo ajudou você?
Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que achou desse post?

0 / 5. 0