Central de vendas:

Blog

Entenda como aplicar uma boa gestão de estoque em sua loja de autopeças.

Uma boa gestão de estoque é uma estratégia muito importante para o sucesso da sua loja de autopeças. Os impactos dessa atividade na sua empresa podem ser notados nos custos, na agilidade na entrega, na produtividade, na satisfação do cliente, entre outros aspectos.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de um controle de estoque eficiente, como você pode planejar as compras para a sua loja.

Se faz sentido para você buscar formas de otimizar e melhorar a gestão do seu estoque para autopeças, então é só ler até o final deste artigo. 

🔵 Veja a importância de um controle de estoque eficiente em uma loja de autopeças

Todos os produtos comercializados passam por diversos processos desde o momento em que saem da indústria e chegam até o seu consumidor. Com a logística para autopeças não é diferente.

Porém, grande parte desses processos acontecem ainda dentro da sua organização, o que ressalta a importância de uma boa gestão de estoque para lidar da melhor forma possível com as movimentações, principalmente, internas.

Diante disso, a qualidade dos processos internos do estoque de autopeças reflete diretamente na agilidade para o atendimento do cliente.

Sendo assim, é muito importante que a sua loja de autopeças invista em gestão de estoque de qualidade para melhorias não só no atendimento ao cliente, mas também no atendimento do cliente interno. Se os seus colaboradores sabem lidar com o estoque da maneira correta para o seu negócio automaticamente conseguirão alcançar as metas de vendas desejadas. 

Isso porque é preciso ter o produto certo no momento da venda. Nesse sentido, os melhores resultados são obtidos por profissionais com maior capacidade de prever necessidades, aproveitando oportunidades de negociação e reduções de custos.

Não precisa ser necessariamente um visionário, basta buscar as informações certas visando a gestão antes do resultado. 

Portanto, você precisará de um bom planejamento na hora de realizar as compras para sua loja. Confira a seguir. 

🔵 Faça um planejamento de compras eficiente para a sua loja

Além de uma boa gestão de estoque, sua loja de autopeças precisa de um bom planejamento para efetuar compras com eficiência, garantindo a confiança de seus clientes e efeitos financeiros positivos. Confira uma lista de boas práticas de compras para o seu planejamento de estoques.

Busque as informações certas – Registre um histórico completo das movimentações, evidenciando o giro, as sazonalidades e as preferências do consumidor. Ao conhecer e analisar esses dados você terá uma definição do que comprar, quando e a quantidade.

Considere os custos de armazenamento – Verifique as peças com disponibilidade para recebimento rápido e direto do fornecedor e que podem ser adquiridas quando a demanda diminui os custos do armazenamento.

Defina quantidades mínimas e máximas para cada item – De acordo com as análises feitas interna e externamente, estabeleça parâmetros de quantidade para que não haja desabastecimentos ou sobra, facilitando a compra.

Agora que você já planejou suas compras, só falta aplicar uma gestão de estoque de qualidade na sua loja de autopeças. Dá uma espiada no próximo tópico.

🔵 Confira dicas de como simplificar a gestão de estoque:

A boa gestão de estoque é fundamental para o ramo de autopeças, portanto deve ser realizada de uma forma simples e eficaz, ao mesmo tempo, para otimizar processos e atender plenamente ao negócio. 

Para isso, você precisará dar o primeiro passo, que é estruturar os processos internos da sua loja. Defina o que precisa ser feito, divida em atividades e conjuntos de ações, especifique quando, onde, por quem e tenha um padrão de procedimento para o modo como cada tarefa deve ser executada.

Sendo assim, algumas ações precisam ser feitas para alcançar tais objetivos:

Organize os produtos por categorias e descrições

O objetivo é ter uma organização interna dos estoques que facilite o momento das vendas, na qual cada item possa ser encontrado com mais agilidade em seu registro como no almoxarifado.

Neste caso, padronizar descrições e separar cada produto por categorias são os meios mais simples.

Tenha um registo de informações automático e assertivo

É preciso muita disciplina para organizar os registros, tanto para evitar problemas com o fisco, quanto para garantir que as informações estejam corretas e atualizadas durante o atendimento ao cliente, além de efetuar análises.

Portanto, o registro se faz necessário, mas a organização dele é fundamental.

Realize inventários periódicos

Depois de criar os registros e organizá-los, está na hora de fazer uma conferência dos estoques para assegurar a acuidade dos dados, que pode ser comprometida por falhas ocorridas no processo.

Use a tecnologia a seu favor 

Usar softwares agiliza os processos e permite que algumas atividades sejam realizadas automaticamente, otimizando o tempo e evitando falhas humanas.

Investir em tecnologia não é gastar, é visão de mercado.

A seguir, daremos dicas de tecnologia que podem ajudar na gestão de estoque da sua loja de autopeças. 

🔵 Tenha o sistema PEGASUS FLEX como seu maior aliado para impulsionar a gestão de sua loja de autopeças!

Que a tecnologia é uma grande aliada no mundo dos negócios e nos ajuda a otimizar tempo, evitar possíveis falhas e obter uma boa gestão de estoque, isso você já sabe, não é mesmo?

Mas o que queremos ressaltar não só a sua importância, mas como  você pode investir em uma tecnologia eficiente e que atende aos seus propósitos.

O diferencial do sistema PEGASUS FLEX é que focamos na experiência do cliente. Pensando nisso, proporcionamos um software muito intuitivo e fácil de utilizar de acordo com as suas necessidades.

O nosso sistema de gestão proporciona um gerenciamento de primeira para a sua loja de autopeças. Nele você encontra:

✅ Cálculo do estoque mínimo, máximo, demanda mensal, sugestão de compra;

✅ Controle de estoque por grade, código de barras + cor + tamanho + coleção;

✅ Visualização dos estoques de produtos por empresa e geral.

✅ E muito mais!

Conheça o sistema clicando no botão abaixo e ganhe agilidade e eficiência descomplicada para melhorar a experiência do seu cliente! 👇👇👇

Este artigo ajudou você? 😁

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo. 👇

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts